Despacho Aduaneiro

Segurança e eficiência

O que é o Despacho Aduaneiro?

Procedimento pela qual toda mercadoria proveniente e/ou destinada ao exterior deve ser submetida perante a Receita Federal para entrada e saída do território brasileiro.

Todas as empresas que desejam importar ou exportar algum produto precisam de um Despachante Aduaneiro para cuidar de toda a parte legal do processo perante as autoridades alfandegárias.


Tenha controle dos seus processos

Para controlar essas rotinas, utilizamos sistemas em plataforma Web e Banco de Dados, onde os Clientes podem acompanhar os processos online.

Importação

Dispomos a nossos Clientes o serviço de Gestão de Importação, com todos os procedimentos que antecedem ao embarque da mercadoria. O importador realiza a compra e nos fornece seus detalhes (preço, volume, incoterm, condições de pagamento, previsão de embarque, porto de origem e de destino etc.).

A partir daí, nos comunicamos com o exportador, contratando o frete internacional, fazendo o follow up da carga e da documentação e acompanhando o processo de desembaraço junto aos despachantes até a entrega da carga no destino final indicado pelo importador. Este serviço pode ser realizado nas dependências da Yes Focus ou na casa do Cliente (In House).

Fluxo de atividades para importação

  1. 1Orientamos nossos clientes quando da tomada de decisão de realizar uma importação, avaliando custos logísticos e pré-requisitos da operação.
  2. 2Ao recebermos a pró-forma, realizamos análise do documento vis a vis a legislação aduaneira e os requisitos administrativos para definir os procedimentos adequados.
  3. 3Quando for previsto na legislação apropriada, submetemos a Licença de Importação (LI) aos órgãos anuentes e informamos ao cliente quando do deferimento.
  4. 4Ao recebermos a documentação do embarque, realizamos análise documental e orientamos o importador quanto a eventuais correções documentais que deverão ser solicitadas ao exportador. Providenciamos ainda a Solicitação de Numerário para fazer frente às despesas de desembaraço.
  5. 5Acompanhamos a chegada do navio/aeronave/caminhão/trem ao ponto de fronteira e verificamos as condições da carga junto ao recinto alfandegado a fim de detectar eventuais avarias.
  6. 6Em seguida, providenciamos o registro da Declaração de Importação junto ao Siscomex, realizando os pagamentos pertinentes.
  7. 7Realizamos o cumprimento das exigências fiscais nos vários canais de parametrização e procedemos ao desembaraço junto às autoridades aduaneiras e órgãos anuentes (Anvisa, MAPA, Exército, etc.).
  8. 8Após a liberação da mercadoria e a critério do cliente, emitimos as notas fiscais e contratamos transportadoras para envio da mercadoria ao importador.

Exportação

Fluxo de atividades para exportação

  1. 1Recepção da instrução de embarque.
  2. 2Preparação dos documentos para embarque de carga seca, reefer, containerizada ou granel.
  3. 3Requerimentos e liberação junto aos órgãos competentes como Receita Federal, Ministério da Agricultura e Ibama.
  4. 4Preparação de certificados após o embarque.
  5. 5Preparação de documentos cambiais como comercial invoice, packing list e bordero de entrega.
  6. 6Acompanhamento da averbação do embarque e comprovante de exportação.
  7. 7Remessas de documentos ao banco, ao exportador e importador.

Presente nos principais portos e aeroportos do Brasil

Entre em contato